A Unesp (Universidade Estadual Paulista) oferece o curso de engenharia aeronáutica pela primeira vez no vestibular no meio deste ano. A instituição ofertará 360 vagas em nove cursos das áreas de exatas e biológicas – todas com ingresso em agosto.
Com duração de cinco anos, o curso receberá 40 alunos por ano, no campus de São João da Boa Vista, interior de São Paulo.
O período para inscrição com pagamento da taxa (R$ 155) será de 11 a 29 de abril. O cadastramento será feito clicando aqui. O período para redução de 50% da taxa ou isenção para socioeconomicamente carentes será de 4 a 11 de abril. A primeira fase do vestibular acontece no dia 15 de maior; já a segunda fase em 11 e 12 de agosto.
Os egressos poderão atuar não somente no setor aeronáutico, mas também em outras áreas que envolvem mecânica, eletrônica e materiais. Outro caminho é o setor acadêmico, como centros de pesquisas e universidades. Em sua formação, o engenheiro aeronáutico adquire conhecimentos em matemática, física, mecânica, materiais, eletrônica, telecomunicações, controle, aerodinâmica, estruturas aeronáuticas, motores, mecânica, sistema de voo, instrumentação para aviação, entre outros.
O projeto de aeronaves é apenas uma das áreas de atuação do engenheiro aeronáutico, que também poderá coordenar e supervisionar equipes de trabalho no desenvolvimento de sistemas aeroespaciais, realizar estudos de viabilidade técnica e econômica no setor aeronáutico e aeroespacial, coordenar e executar serviços de manutenção, efetuar vistorias, realizar perícias e avaliações, além de emitir laudos e pareceres.
Autor: R7