Todo artigo acadêmico que se preze critica, revisita ou comenta estudiosos anteriores. É o que se chama de estar “sobre ombros de gigantes”.
Por isso, uma única obra pode acabar se desdobrando em um sem fim de novas descobertas.
Em parceria com a British Library, o Arts and Humanities Research Council realizou uma enquete para definir quais são os textos acadêmicos mais influentes da história da humanidade.
Na lista geral, havia obras feministas, como O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir, e Reivindicação dos Direitos da Mulher, de Mary Wollstonecraft.
Físicos, como Albert Einstein (O Significado da Relatividade) e Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo) também estavam concorrendo.
Havia, ainda, obras da área econômica, como A Riqueza das Nações, de Adam Smith, e de ciência política, como O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.
A partir de uma lista fechada de obras consagradas, o público votou e escolheu cinco títulos definitivos. Veja a seguir foram os grandes eleitos.
1. A Origem das Espécies – Charles Darwin
Lançada em 1859, a obra em que Darwin demonstra os mecanismos da evolução demoliu certezas e deu início a um debate científico que se prolonga até hoje
2. Manifesto do Partido Comunista – Karl Marx e Friedrich Engels
O “Manifest der Kommunistischen Partei” foi publicado em 1848, durante a eclosão de movimentos operários na Europa.
Apresenta uma análise histórica da burguesia e conclama os operários a se mobilizarem internacionalmente.
3. Obras Completas de William Shakespeare
Shakespeare é considerado o maior escritor da língua inglesa. Em prosa, poesia e teatro, explorou a natureza humana como nenhum outro autor na história da literatura.
4. A República – Platão
A obra é uma das bases do pensamento político e filosófico ocidental.
5. Crítica da Razão Pura – Immanuel Kant
Publicada em 1781, o célebre trabalho de Kant é quase ilegível de tão complexo. É considerado fundador do idealismo alemão.
Autor: Exame.com