Cerca de 8 mil pessoas deverão vê-lo em Londres nos próximos três dias. O carro deverá correr numa pista especialmente preparada para ele na África do Sul.
O veículo, projetado em Bristol, na Inglaterra, foi criado para quebrar o recorde estabelecido por outro carro britânico, o Thrust SSC, em 1997, de 1,228 km/h.
O painel de um lado do carro foi removido, para deixar à mostra suas partes internas. O que será exposto corresponde a 95% do Bloodhound, que ainda aguarda a instalação do sistema de foguete, um dos seus três motores, e uma série de outros acessórios.
“É incrível vê-lo assim, longe da oficina e quase pronto para correr”, disse o engenheiro-chefe, Mark Chapman.
“Não posso esperar para ver a reação das pessoas, para ver o olhar em seus rostos”.
Para chegar aos 1.610 km/h, o veículo contará com a força de uma turbina de aviões Eurofighter Typhoon, fabricado pela Rolls-Royce, e de um foguete híbrido Nammo, produzido na Noruega.
O terceiro motor é um Jaguar V8, que bombeará o foguete com substâncias comburentes (que alimentam a combustão).
Se há alguma incerteza técnica sobre o projeto, ela envolve o sistema de abastecimento e o foguete.
Todos os elementos do veículo ainda precisam ser testados.
“Estamos trabalhando para ter um teste do sistema de abastecimento na Grã-Bretanha feito até o Natal deste ano, e depois iremos à Noruega. Queremos testar os foguetes em janeiro e fevereiro”, disse Chapman.
Se tudo der certo, o Bloodhound fará alguns testes em baixa velocidade no aeroporto da Cornualha, na Grã-Bretanha, usando o motor Eurofighter. Ali, o carro atingirá 320 km/h. A partir da metade de 2016, os trabalhos serão na África do Sul.
O comandante Andy Green, da Força Área britânica, será novamente o piloto. Ele dirigiu o Thrust SSC que quebrou a velocidade do som no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, quando atingiu a velocidade de 1,227,985 km/h em 15 de outubro de 1997.
Autor: BBC