Quatro alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participam neste sábado (27), no Rio de Janeiro, da primeira fase de uma competição internacional da área de engenharia de Petróleo, o PetroBowl, que reúne 20 universidades da América Latina e do Caribe. O campeonato dá vaga na etapa mundial, que acontece em setembro em Houston, no Estados Unidos.
A equipe paraibana é formada pelos estudantes Ana Paula Dantas, Kildare Gurjão, Larissa Aguiar e Leonardo Severiano e é coordenada pela professora Luciana Amorim. Eles são alunos do último período do curso de Engenharia de Petróleo e foram selecionados após uma peneira entre os estudantes da UFCG. O grupo é o único representante das regiões Norte e Nordeste na competição.
“Nós estamos muito ansiosos porque somos os primeiros a representar a nossa região. Enfrentar equipes da USP e de universidades estrangeiras é de uma responsabilidade muito grande. A gente quer ir pra lá levar o nome da UFCG e fazer uma boa competição”, conta Ana Paula Dantas.
Essa etapa é baseada em um 'mata-mata' entre as equipes. Um moderador faz a pergunta e a equipe que apertar o botão primeiro tem direito a responder. O grupo que acertar o maior número de respostas em oito minutos é classificado para a próxima fase. No primeiro confronto, os paraibanos enfretam uma equipe da Jamaica.
Um dos membros da equipe, Kildare Gurjão, vai para a sua segunda competição. Ele já participou do PetroBowl quando fazia parte do Programa Ciência Sem Fronteiras e estudava na Missouri University of Science and Technology, nos Estados Unidos.
Autor: G1