Vale vende 49% de sua participação na usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará

A Vale S.A. concluiu nesta quarta-feira (1) a transação com a Cemig Geração e Transmissão S.A. para venda de 49% de sua participação no projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte (UHE Belo Monte) na bacia do Rio Xingu em Altamira, no Pará. A aquisição foi feita pelo pagamento em caixa de um valor de aproximadamente R$ 305 milhões. 

Após a obtenção das aprovações legais e o cumprimento das condições precedentes à transação, a Vale transferiu a sua participação de 9% na Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção, operação e exploração da UHE, para a sua subsidiária Aliança Norte Energia Participações S.A. Na sequência, a Cemig adquiriu 49% das ações da Aliança Norte, correspondente a uma participação indireta de 4,41% na Norte Energia S.A. 

A participação indireta da Vale no capital da Norte Energia, agora reduzida a 4,59%, garante à empresa o direito de utilizar 9% da energia elétrica gerada pela usina, conforme contrato de longo prazo firmado em 2012. 

Também fez parte do acordo com Cemig a constituição da Aliança Geração de Energia S.A., operação concluída em fevereiro com o aumento do capital social na Aliança Geração mediante o aporte de ativos de geração de energia da Vale e Cemig. 

A transação integra o plano de estratégia da Vale para a maximização de valor para os acionistas, na medida em que proporciona diminuição do dispêndio de capital em investimentos relacionados a ativos non-core e aumenta a flexibilidade para gestão destes ativos no futuro.

Autor: Infraestrutura Urbana