Pesquisadores do Centro de Voos Espaciais Marshall, da NASA, vieram ao Brasil reunir-se com uma equipe do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O objetivo da reunião foi discutir uma possível colaboração no desenvolvimento de um satélite de monitoramento do clima espacial.
O grupo debateu o objetivo tecnológico e de monitoramento e o projeto do novo satélite de observações e os equipamentos científicos a bordo. O satélite deverá ser desenvolvido em parceria pelas instituições dos dois países.
O INPE já possui um programa de clima espacial dedicado a avaliar fenômenos que afetam o meio entre o Sol e a Terra, bem como o espaço em torno da Terra, chamado Embrace (Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial).
As tratativas continuarão em novas reuniões à medida que cada instituição avance nas atribuições definidas para cada uma delas. Ainda não está definida qual será a participação brasileira no projeto.
Autor: INPE