O desenvolvimento da agropecuária tornou necessário o surgimento de novas profissões para a atuação no setor. É o caso do engenheiro de biossistemas. Apesar de ser tradicional na Europa e nos Estados Unidos, o curso é relativamente novo no Brasil: só chegou ao país em 2009.
“A engenharia de biossistemas é aplicada ao agronegócio e às tecnologias de produção agropecuária. Abrange a programação de softwares, sensores remotos, controles de processos e equipamentos de agricultura de precisão”, explica Celso Eduardo Oliveira, professor e coordenador do curso de engenharia de biossistemas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). A graduação na área exige fundamentos de disciplinas como engenharia, matemática, física, biologia e química.
De acordo com Oliveira, a taxa de internacionalização destes profissionais é grande. “Cerca de 10% dos nossos alunos estão fazendo estágio no exterior”, diz. Em dezembro deste ano, irão se formar os seis primeiros engenheiros de biossistemas brasileiros, que ingressaram no curso pioneiro oferecido pela USP desde 2009.
O mercado de trabalho, segundo Oliveira, é promissor e tem grande demanda dos serviços desses engenheiros. “O agronegócio sente a necessidade de profissionais com conhecimento em eletrônica, biocombustíveis e automação”, diz o coordenador.
Área de atuação
A área de atuação é variada: desde empresas de energia, sistemas automatizados de irrigação e máquinas agrícolas até a agricultura intensiva e usinas de cana de açúcar. “Também estimulamos o empreendedorismo. Os alunos têm uma formação que permite começarem os próprios negócios”, afirma.
Onde estudar
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP), campus de Pirassununga (SP).
O curso foi criado no primeiro semestre de 2009.
Vagas: 60
Duração: 5 anos
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé (PB).
Curso criado no segundo semestre de 2009.
Vagas: 50
Duração: 5 anos
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Tupã (SP).
O curso terá início no primeiro semestre de 2014
Vagas: 40
Duração: 5 anos
(Fonte: ranking do MEC 2013)
Média salarial
A partir de 10 salários mínimos, como as demais engenharias
Autor: Globo Rural