Livro – O setor de internet no Brasil: uma análise da competição no mercado de acesso

Originalmente apresentado como dissertação de mestrado em Economia, essa obra editada pelo BNDES, obteve o primeiro lugar na Categoria Mestrado no 33° Prêmio BNDES de Economia, realizado em 2012-2013. 

O objetivo da dissertação é o estudo da dinâmica da competição no mercado de acesso do setor de internet brasileiro, por meio da aplicação de metodologia de simulação computacional agent-based do tipo history-friendly, a partir da abordagem da teoria dos sistemas complexos. O foco de pesquisa é a análise dos processos de organização e mudança da estrutura do setor de internet e seu impacto na dinâmica competitiva interfirma no mercado de serviço de acesso à internet e seu impacto na dinâmica competitiva interfirma no mercado de serviço de acesso à internet, no período 1996-2010. 

A hipótese central é que características específicas do ambiente institucional do setor foram determinadas sobre a dinâmica desses processos. O modelo de simulação será construído com base na teoria evolucionária neoschumpeteriana, somada aos atributos relevantes da teoria institucional contemporânea. Como será demonstrado, os resultados empíricos não são adequadamente explicados por cada uma dessas terias, individualmente, nem tampouco pela Organização Industrial tradicional. A hipótese de trabalho é que a integração de uma dupla perspectiva teórica, coevolucionária, permitirá o tratamento adequado dos fatos estilizados provenientes da análise empírica sobre o setor. Será proposta solução de modelagem para responder algumas das questões relevantes sobre a dinâmica competitiva no mercado de acesso à internet. 

Autor: Instituto de Engenharia