A licitação para contratação da empresa responsável pela reconstrução da base brasileira Estação Antártica Comandante Ferraz, no continente antártico, terminou sem nenhuma proposta. O prazo se encerrou na última segunda-feira (24).
No início de 2012, um incêndio destruiu a edificação que estava lá desde 1984. Em janeiro de 2013, lançou-se, então, um concurso de arquitetura para a nova estação. A proposta dos arquitetos do Estúdio 41 venceu o concurso. A obra está orçada em R$ 145,6 milhões.
Segundo a Folha de São Paulo, fontes ligadas à Marinha disseram que a ausência de interessados pegou a organização de surpresa, e que é possível que seja aberta uma licitação internacional para atrair um leque maior de empresas. Nesta atual concorrência, empresas estrangeiras só poderiam participar em parceria com firmas brasileiras.
Em dezembro do ano passado, a licitação já havia sido adiada. Na ocasião, a justificativa da marinha para o adiamento da licitação foi ter mais tempo para explicar questionamentos técnicos. Com isso, o empreendimento que estava previso para ser inaugurado para 2015, passou para 2016.
Autor: PiniWeb