O designer austríaco Klemens Torggler criou peças incríveis de engenharia: são, ao mesmo tempo, uma escultura cinética e um truque de mágica. Sim, você pode atravessá-las, mas chamá-las de “portas” parece um insulto; elas vão muito além disso. Como tudo isto funciona?
Talvez o trabalho de Torggler não seja novidade para você: em seus muitos vídeos no YouTube, o designer caminha despreocupadamente e, com um simples movimento, faz acontecer uma manobra estrutural em movimento, para abrir ou fechar a porta em questão. Torggler vem criando essas portas desde 1997, e cada uma é diferente. Aqui, focaremos nos cinco tipos principais.
Sistema de haste dupla
Vamos começar com o vídeo mais recente de Torggler: ele mostra o sistema de haste dupla em ação. De certa forma, este é o design mais simples de entender. Ele consiste em duas lâminas sobrepostas, que abrem e fecham graças a longas hastes de metal. Elas conectam cada um dos dois quadrados, fazendo-os se mover ao mesmo tempo.
Sistema de triângulos
O sistema de triângulos talvez seja o mais fascinante. Nele, a porta está dividida em duas metades, ligadas apenas por um ponto. Cada uma delas também é dividida diagonalmente. Ao se moverem, os painéis se dobram, e seu peso faz a porta abrir ou fechar.
Sistema de curva epitrocoide
Depois, temos o sistema de curva epitrocoide. Este é o mais difícil de entender porque há um truque escondido: parece que as duas seções da porta são conectadas apenas pela haste de metal, mas não é o caso. Está vendo a parte verde da porta? Atrás dela, está o truque: uma pequena roda que se desloca por suas bordas. A roda se move ao longo deste formato, próximo a uma elipse, quando a porta entra em movimento.
Sistema de tela
O sistema de tela é algo mais complexo: montadas em torno de uma haste central fixada ao chão, duas portas de “haste dupla” giram para formar uma grande porta. Infelizmente, ainda não há nenhum vídeo disto, apenas este GIF:
Sistema híbrido
Muitas das portas de Torggler misturam e combinam peças de cada sistema, e há vários experimentos malucas que ele divulga em sua página no YouTube. Confira esta versão assimétrica de vidro:
E esta outra série de protótipos iniciais:
Autor: GizModo