Linha 5 do Metrô tem escavações simultâneas com dois tatuzões

Começou a operar nesta segunda-feira (4) o segundo dos três tatuzões (shields) que vão abrir túneis na Linha 5-Lilás, que ligará o Largo Treze à Chácara Klabin. A estação Adolfo Pinheiro, na região de Santo Amaro, deve ser entregue em janeiro de 2014. 

Com 11,5 km de extensão, a expansão da Linha 5-Lilás contará com 11 estações entre o Largo Treze e a Chácara Klabin. Atualmente, a linha já conta com seis estações distribuídas entre 8,5 km, do Capão Redondo ao Largo Treze. 

A máquina que começou a operar nesta segunda, apelidada de Tarsila, possui uma roda de corte de 6,9 metros de diâmetro, 108 metros de comprimento, 720 toneladas, sendo capaz de perfurar 14 metros de túnel por dia. Enquanto escava, o equipamento instala os anéis de revestimento de concreto, deixando, assim, o túnel pronto para a montagem dos trilhos. 

A linha já possui um tatuzão de grande porte operando entre Bandeirantes e Chácara Klabin. Por motivos geológicos, ele não poderá ser utilizado no trecho entre Adolfo Pinheiro e Bandeirantes. Por isso, foram providenciados dois shields com porte menor. Até dezembro, um terceiro shield, a Lila, deve começar a operar na mesma linha.

O governador esteve nesta manhã na obra da futura estação Adolfo Pinheiro, na região de Santo Amaro. Ele explicou que é preciso os trabalhos da Tarsila avancem para que Lina possa começar a operar. Segundo Alckmin, em função dos trabalhos dos tatuzões não é possível inaugurar os trabalhos aos poucos. É preciso que a intervenção das máquinas tenha sido concluída para que a inauguração das linhas seja possível. 

“Nós esperamos entregar a estação Adolfo Pinheiro em janeiro e vamos avançar o mais rápido possível em toda a obra. Acho difícil que a gente consiga entregar mais estações ainda no ano que vem. O fato é que elas vão estar muito perto de serem inauguradas. Quando entregar, entrega logo o conjunto [das estações]”, afirmou o governador. Alckmin afirmou que a linha deve se entregue até 2016.
Inicialmente prevista para 2013, a conclusão da estação Adolfo Pinheiro sofreu atraso de ao menos sete meses por causa de denúncias envolvendo licitação da Linha 5.

Em outubro de 2010, o jornal “Folha de S.Paulo” divulgou um vídeo com o resultado gravado seis meses antes do anúncio. O Metrô e a Secretaria de Transportes afirmaram que não sabiam de qualquer tipo de acerto entre as empreiteiras. O então governador Alberto Goldman mandou suspender as obras.

Autor: G1