Em maio deste ano, quando a entidade máxima do futebol mundial fez seu alerta, os responsáveis pela construção da Arena Corinthians diziam que 75% das obras estavam concluídas. Na época, a Fifa chegou até a considerar a possibilidade de tirá-la da abertura da Copa do Mundo, em 12 de junho de 2014.
Esta hipótese, no entanto, foi totalmente descartada pelo próprio secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, na última visita oficial feita ao estádio, em meados de agosto.
A BBC Brasil esteve no bairro de Itaquera (zona leste da capital paulista) para acompanhar a evolução das obras neste mês e fez um tour pelo estádio guiado pelo engenheiro e gerente administrativo e comercial da Arena Corinthians, Ricardo Corregio. Ele apresentou à reportagem cada detalhe do futuro palco da abertura do Mundial.
Atualmente, segundo os responsáveis, a obra está 89% concluída e vai entrar agora na fase final da construção. O gramado já foi plantado no local, a fachada da área leste do estádio ficou pronta e até algumas cadeiras já foram fixadas nas arquibancadas.
Do que ainda resta ser feito, a cobertura é a parte mais trabalhosa. Segundo Corregio, é por conta dela que o prazo final para a entrega da obra se mantém no dia 31 de dezembro deste ano.
Autor: BBC