A torre de 20 quilômetros

Nova maior torre do mundo terá 20 km de altura (Foto: Divulgação)


Já pensou se uma viagem ao espaço se resumisse a uma subida de elevador? É o que imaginou o autor de ficção científica Neal Stephenson. A partir de sua ideia fantasiosa, cientistas e engenheiros da Universidade do Estado do Arizona estão desenvolvendo o projeto da maior torre do planeta. Com 20 km de altura, ela é cerca de 20 vezes maior do que o atual prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai. Chamada de The Tall Tower, ela seria também muito maior do que o monte Everest, com 9 km, ou a altitude média dos voos comerciais, a cerca de 12 km. O topo ficaria na estratosfera, camada da atmosfera a partir de 17 km. Com tanto tamanho, o uso, é claro, não é residencial ou comercial, mas para missões espaciais. Foguetes seriam lançados já de uma altura considerável, reduzindo muito os gastos com viagens. Os astronautas estariam mais próximos do céu.

A torre faz parte do Project Hieroglyph, um programa da universidade que encoraja estudantes a ter sonhos grandiosos. Apesar de ter partido de uma ideia de ficção, o engenheiro Keith Hjelmstade garante que é possível construir um prédio deste tamanho, desde que seja usado aço de boa qualidade. O próprio escritor já imaginava que o recorde poderia ser quebrado, já que estudou física antes de partir para os livros. A equipe, no entanto, ainda está trabalhando em questões como a pressão do vento, que poderia desestabilizar a construção em grandes altitudes.

Desenho dos prédios mais altos do mundo. A nova torre nem cabe no gráfico, de tão grande. Ela será 20 vezes maior do que o atual recorde (Foto: Divulgação)

Autor: Casa e Jardim