As Escolas ‘Politécnica’ e de ‘Engenharia de São Carlos’, ambas da USP, recebem nesta sexta-feira (27/9) uma comitiva de estudantes da Universidade de Aachen na Alemanha para uma tarde de palestras técnicas e integração entre estudantes e profissionais dos dois países. O evento terá início às 14h30, na Escola Politécnica da USP, no prédio da Engenharia Civil.
A comitiva formada por 12 alunos de graduação e três engenheiros, sendo dois professores, está no Brasil há quase uma semana. A finalidade do intercâmbio foi conhecer algumas obras de grande envergadura e estabelecer contato com algumas das principais universidades nacionais.
A Huesker, empresa alemã referência no mercado de geossintéticos, promoveu a comunicação entre professores e contribuiu na organização da agenda de visitas. O grupo esteve na obra da Estrada de Acesso Principal do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e conheceu produtos como geogrelhas e geotêxteis tecidos, utilizados para o reforço de solos, além de sua aplicação para estabilização de aterros sobre solos moles. Também tiveram o primeiro contato com a técnica de colunas de areia reforçadas com geossintéticos, conhecidas como colunas Ringtrac.Ainda no Rio, também visitaram as obras do Superporto Açu e do Metrô. Em São Paulo, a principal visita foi ao canteiro de obras da Linha 5 do Metrô.
“O trabalho conjunto entre a Huesker e as universidades, a fim de alavancar pesquisas de desenvolvimento de aplicações com geossintéticos, é uma prática tanto no Brasil quanto no exterior, mas essa foi a primeira vez que a Huesker ajudou a receber um grupo tão numeroso de estudantes.”, contou a Eng. Cristina Schmidt, da Huesker.
A ação tem apoio do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), do Núcleo Regional de São Paulo (NRSP) da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN IMT).
Autor: Assessoria de imprensa