A Prefeitura de São Paulo promete lançar um portal na internet até o final de outubro com informações sobre pontos de alagamento e funcionamento de semáforos na capital, como parte de seu plano de ações para o verão de 2014.
Segundo o prefeito Fernando Haddad, a ideia é que a população contribua com informações –a prefeitura informou que ainda não sabe como funcionará o sistema e que o projeto ainda está em estudos.
“Quero que a população nos ajude na fiscalização. Posso receber a informação de que um semáforo já está há três horas quebrado e não foi feita a substituição. Isso ajuda a administração a aplicar multa [a empresa responsável], a exigir qualidade do serviço”, afirmou.
Segundo o prefeito, além dos pontos de alagamento e do funcionamento dos semáforos, o portal terá informações sobre o andamento de outras ações da prefeitura para a época de chuvas, como a substituição de árvores com risco de queda, reforma de semáforos e obras de microdrenagem.
De acordo com o prefeito, serão substituídas 1.000 árvores até janeiro. “A gente fez um mapeamento de risco das árvores que podem cair, pelo fato de estarem doentes, e afetar fornecimento de energia, carros estacionados, pedestres. Não é palpite, tem laudo técnico de agrônomo. Então você remove e coloca uma muda no local.”
A proposta é que a página sobre as ações de combate a enchente integre um novo portal da prefeitura, que está sendo reformulado.
O prefeito deu as declarações ao participar da celebração de um convênio com o governador Geraldo Alckmin para obras de contenção de enchentes na zona leste da capital.
Segundo Haddad, a obra que teve o convênio celebrado terá efeitos apenas a partir do verão de 2015.
Autor: Folha de S.Paulo