Os acidentes ocorridos em obras podem estar ligados às falhas de projetos e/ou a erros na construção. Um mau projeto ou uma construção malfeita pode levar ao colapso da estrutura, provocando o desabamento da edificação. No projeto, equívocos podem ocorrer desde a contratação, quando é usado o critério de menor preço, o que prejudica a execução de um projeto básico rigoroso e pode resultar em paradas, atrasos e acidentes.
Além disso, é fundamental realizar ensaios de acompanhamento na execução da obra. Feitos por engenheiro e laboratórios habilitados, eles verificam se o projeto está sendo executado corretamente e, também, se as etapas e materiais de uma obra têm a resistência exigida por norma, garantindo a qualidade do que está sendo construído. Essa é a melhor maneira de checar se a obra está sendo bem executada, de acordo com o projeto, desde a fundação a estruturas e cobertura, itens essenciais para certificar a segurança.
Cuidados dessa natureza – que parecem tão simples, mas acabam sendo negligenciados – diminuiriam muito a chance de problemas, de todos os níveis de gravidade, em obras de construção e reforma.
)
Autor: O Estado de S.Paulo