Quando grandes construções apresentam falhas, elas são espetaculares — e, em geral, trágicas também. Mas estruturas comprometidas servem a um importante propósito: ensinar a estudantes de engenharia e arquitetura o que não fazer.
Na Popular Sciente de hoje, um infográfico da Nova Escola de Arquitetura dá uma pequena amostra de falha históricas úteis nesse sentido, começando com o anfiteatro de Fidenae (que desabou em 27 d.C., quando um monte de romanos se acotovelavam para assistir uma luta de gladiadores) e terminando com um prédio residencial chinês (que caiu em 2009 depois que suas fundações ficaram alagadas).
Há um monte de momentos terríveis, mas quando você pensa em quantos prédios a humanidade já construiu no curso de sua história, é surpreendente que não haja mais. Decidimos listar as cinco maiores falhas dos tempos modernos abaixo — algumas falhas de engenharia, outras relacionadas aos projetos.
Vento: A Ponte Tacoma Narrows, 1940
A Ponte Tacoma Narrows, inagurada em 1938, balançava com tanta violência que foi apelidada de “Grande Galopante” pelos moradores locais. Apenas dois anos depois da inauguração, ela viu seu fim na forma de ventos a 67 km/h que fizeram-na cair na enseada Puget Sound. Ninguém ficou ferido. Hoje, sua armação de aço forma o maior recife artificial do mundo.
Humanos: O Passeio do Hotel Hyatt Regency, 1981
O átrio do hotel Hyatt Regency, construído em 1979 em Kansas City, ela cortado por vários passeios suspensos — todos estavam lotados de pessoas assistindo a um concurso de dança em 1981. Uma falha no projeto colocou o dobro do peso pretendido em uma pequena porca que segurava a armação de aço do passeio. Ele desabou sobre outro passeio imediatamente abaixo, matando mais de cem pessoas. Na época, fora o acidente estrutural mais mortal da história dos Estados Unidos e, desde então, passou a ser matéria obrigatória em todo curso que aborde engenharia de estruturas.
Projeto: O Stata Center, 2007
Localizado no pedaço de terra onde o famoso Building 20 já esteve, o MIT Stata Center de Frank Gehry permaneceu aberto por apenas três anos antes que processos começassem a aparecer. Gehry e seu empreiteiro foram processados por “serviços de projeto deficientes e desenhos que fizeram goteiras saltarem, causaram rachaduras na alvenaria, mofo crescer, e blocos de gelo e detritos bloquearem as saídas de emergência.”
Sol: O Hotel e Spa Vdara, 2009
Ah, o hotel e span Vdara. Também conhecido como o lugar nº 1 em Las Vegas para se ter o cabelo chamuscado. Construído em 2009 por Rafal Vinoly, a fachada curvada de vidro do Vdara aumentava a potência dos raios solares diretamente para a área das piscinas, queimando cabelos humanos e derretendo plástico. A solução? Aumentar as áreas de sombra, claro.
Água: Conjunto de apartamentos Lotus Riverside, 2009
Este prédio residencial de 13 andares, em Xangai, ainda estava em construção quando caiu, em 2009. Trabalhadores tinham removido uma grande quantidade de solo para construírem a garagem. Porém, a terra escavada, acumulada ao lado do prédio, fez com que o leito de um rio corresse para baixo do prédio, transformando suas fundações em uma piscina de lama instável.
Autor: Gizmodo