1. Constantemente reclamamos da falta de estrutura e profissionalismo das organizações do estado ( federais, estaduais e municipais) e da corrupção resultante.
2. A falta de estrutura e profissionalismo impede que haja competência, o que propicia a má qualidade dos serviços nos diversos setores (educação, saúde, transportes, saneamento, controle ambiental, etc.) e também assessoramento medíocre aos políticos eleitos.
3. O assessoramento medíocre aos políticos eleitos resulta na falta de Projetos de Reformas que proporcionem o desenvolvimento do país, mas resulta também em legislação inútil e em emendas de Projetos do Executivo, de interesse pessoal dos legisladores.
4. O volume de recursos arrecadados desperdiçados pela falta de eficácia, pela falta eficiência e pela corrupção nas organizações do estado é colossal e o volume de recursos desperdiçados pelas dificuldades causadas à iniciativa privada muito maior! Recursos que poderiam ser utilizados em investimentos sociais e de infraestrutura.
5. São sempre apontados alguns efeitos que prejudicam milhões de brasileiros, naturalmente a causa principal é a falta de seriedade dos candidatos e seus parceiros: Mas a “Nossa Constituição” permitindo a indicação para cargos de confiança e em comissão nas organizações do estado oferece um prêmio aos eleitos e seus parceiros, propiciando o loteamento político.
6. Os partidos políticos não têm compromissos ( seleção de candidatos, propostas de reformas, aperfeiçoamento do processo democrático, etc.), se concentram no loteamento das organizações do estado impedindo que as mesmas sejam competentes.
7. A Constituição estimula que os candidatos e seus parceiros invistam acima da receita do cargo visando o retorno futuro através de cargos, contratos, tráfico de influência, etc. nas organizações do estado capturadas.
8. A mudança da Constituição e Legislação que impeça e puna ocupação de cargos de confiança e em comissão por indicação é um primeiro passo para a moralização da função pública no curto, médio e longuíssimo prazo.
9. A falta de Administração de Recursos Humanos Capacitada nas organizações do estado impede recrutamento adequado, promoções por mérito, desenvolvimento do pessoal, etc. Obsevando as empresas privadas nacionais ( Educação, Saúde, Bancos, Industriais, Comerciais, etc.) verificamos que a boa Administração de Recursos Humanos é um dos fatores de sucesso. Porque não pode acontecer no Serviço Público?
10. Os problemas crônicos ( educação, saúde, segurança, transportes, saneamento, etc.) da nossa Região Metropolitana mostram que o loteamento político impede a competência necessária ao planejamento e implementação no longuíssimo prazo dos serviços públicos necessários à qualidade de vida desejada.
11. A falta de Planejamento ( curto, médio e longo prazo) das organizações responsáveis pela infraestrutura prejudica o desenvolvimento da engenharia e consequentemente o país: Os candidatos prometem sempre “metas” que perseguirão se eleitos, infelizmente são metas desvinculadas de planejamento , e que no próximo período de governo são esquecidas. A falta de continuidade nos estudos e implementações de infraestrutura prejudica o desenvolvimento de profissionais e empresas, obrigando a qualquer projeto novo a importação de tecnologia e equipamentos.
12. Os jovens estão saindo às ruas com o maior protesto havido no país contra a qualidade dos serviços públicos: Mas nós da sociedade civil dita organizada ( sindicatos, associações de profissionais e empresariais, organizações religiosas, etc.) temos sido lenientes para não dizer cúmplices do loteamento político das organizações do estado.
13. O exemplo dos países desenvolvidos mostra que as organizações do estado para servir a sociedade não podem ser submetidas aos partidos políticos, exigindo mesmo que seus profissionais não tenham vínculo com partido político, tendo naturalmente o direito de votar no partido de sua preferência: Somos constantemente bombardeados por promessas que sabemos impossíveis de serem realizadas devido ao aparelhamento do estado, o que a mídia tem nos alertado frequentemente, infelizmente nosso comportamento é de permissão para que uma minoria se sirva do estado prejudicando o país.