Empresa alemã cria janelas falantes para propaganda em trens

A ideia utiliza uma tecnologia que transmite som por meio de vibrações conduzidas pelos ossos do crânio até atingirem o centro do ouvido.

Assim, o passageiro somente ouviria a mensagem se encostasse a cabeça na janela do trem.
Quem está por trás do novo conceito é a unidade alemã da empresa de propaganda BBDO, uma das maiores do mundo, em parceria com a Sky da Alemanha. 

Controvérsia 

Mas a nova tecnologia, que ainda nem foi lançada, está se provando polêmica.
Alguns comentários postados no site que exibe um vídeo com o conceito da ideia afirma que “isso é uma violação do direito da pessoa de descansar”.
“Eu acho que eu destruiria a janela com uma marreta”, complementa o mesmo usuário.
Vídeo 

Um vídeo da janela falante da BBDO já foi exibida durante o Festival Internacional de Criatividade, em Cannes, na França, no mês passado. 

A empresa disse que recebeu “reações altamente animadoras” dos passageiros que testaram a tecnologia. 

Nas imagens, passageiros de um trem alemão se mostram surpresos ao ouvir as propagandas sonoras pedindo que eles baixassem em seus smartphones uma aplicação da Sky para assistirem vídeos. 

Transmissor

O áudio é gerado por um transmissor criado para a Sky pela empresa Audiva que são acoplados nas janelas.
“Passageiros cansados frequentemente encostam suas cabeças na janela para descansar”, explica o vídeo de promoção do equipamento.

“De repente uma voz que parece estar dentro da cabeça do passageiro começa a conversar com ele. Ninguém mais ouve a mensagem, somente você”, complementa o vídeo explicativo.
Outros detalhes postados no site de divulgação da empresa explicam que a tecnologia de condução óssea já foi utilizada em equipamentos para deficientes auditivos, fones de ouvido para nadadores e corredores, além do uso por mágicos para criar a sensação nas pessoas de que elas ouvem uma voz dentro de suas mentes. 

A empresa Google já estaria interessada na tecnologia para ser utilizada em seus óculos digitais, que já trazem efeitos visuais nas lentes e serão lançados este ano. 

Previsão do tempo

A BBDO da Alemanha afirmou ter tido reações positivas durante testes de protótipos acoplados em janelas de trens da rede pública nas cidades de Munique e Aachen. 

“Se nosso cliente (Sky alemã) concordar, iniciaremos a utilização dessa nova mídia o mais rápido possível”, disse à BBC o representante da BBDO, Ulf Brychcy. 

“No momento, a ideia é limitada ao mercado alemão. Mas para o futuro, tudo é possível”, complementa Brychcy. 

Em defesa do produto, a BBDO diz ainda que a tecnologia poderia ser focada em passageiros entediados. 

“Algumas pessoas, em geral, não gostam de propagandas. Mas esta é uma nova tecnologia que poderia ser utilizada para outras coisas, tais como música, entretenimento, informações sobre transporte de massa, previsão do tempo e muitos outros”, destaca Brychcy.

Autor: BBC