A Holanda sempre teve uma visão progressista em relação a casas baratas, mas um novo programa governamental está tornando possível que pessoas que ganham US$ 40 mil por ano construam suas próprias casas – tudo através da mágica das casas pré-fabricadas.
O programa é mais parecido com o ato de comprar um carro do que uma casa. A cidade oferece a potenciais proprietários um empréstimo do terreno e a casa, que os compradores escolhem de um total de 30 pacotes pré-fabricados que custam a partir de US$ 150.000. O custo e agenda de construção da casa – eis o que faz esse programa tão diferente – é fixado, eliminando a principal razão que faz pessoas desistirem de construir a própria casa.
E como estamos falando de Holanda, o design importa. A cidade de Nijmegen convidou 20 empresas holandesas para desenvolver os 30 pacotes, que vão de casas da cidade a cabanas de madeira. Cada uma das opções pode ser customizada, também – você pode trocar a fachada de telhas de madeira para painéis de metal, por exemplo, ou adicionar um quarto extra ou um pátio. E como a maioria dos componentes são montados fora do local, elas levam cerca de um mês e meio para ficarem prontas.
Em um artigo no Guardian sobre o projeto, um dos arquitetos envolvidos explica o encanto:
Com a crise econômica, tanto arquitetos quanto cidades estão procurando novos meios de construir casas. Poucas empresas querem construir, então a cidade vende lotes diretamente aos moradores e deixa-os fazerem por si próprios. As pessoas sempre pensam que trabalhar com um arquiteto é mais caro e demora mais, mas desta forma elas se sentem mais seguras. Nós sempre quisemos fazer casas baratas e sustentáveis, e isso nos dá um bom caminho no mercado.
Existem várias empresas de casas pré-fabricadas surgindo em outros lugares. Mas o que faz o projeto holandês tão inovador não é necessariamente a arquitetura – é saber que sua casa não vai ficar cara demais (nem atrasar). [Guardian]
Autor: GizModo