Samsung quer desenvolver tablets controlados por pensamento

O Galaxy Note 10.1, na foto, receberia os sinais enviados por uma touca capaz de ler sinais de EEG // Crédito: GETTY

Se você já acha que pessoas tirando fotos com tablets parecem meio 'desajeitadas', então não vai gostar da novidade que a Samsung está preparando para usuários de tablets. Com umatouca equipada com sensores de eletroencefalografia, seria possível controlar um Galaxy Note 10.1 com seus pensamentos.

Para criar a tecnologia, foram monitorados padrões de atividade cerebral em pessoas que usavam tablets. Cada padrão foi reconhecido como um comando. Ao ser captado pelo capacete, o comando é enviado para o tablet. É possível realizar uma ação, em média, a cada 5 segundos com precisão de até 95% (variando de acordo com o usuário).

Inicialmente, a ideia não seria colocar o produto no mercado final, mas ter uma opção para pacientes com dificuldades motoras.

Apesar da tecnologia de tradução padrões reconhecidos por eletroencefalografia não ser novidade, a criação da Samsung levanta a discussão sobre a aproximação cada vez maior nosso corpo de máquinas. Afinal, segundo Insoo Kim, que conduziu as pesquisas da empresa, “é impossível prever o que o futuro pode trazer, mas melhorias na interface homem-máquina parecem inevitáveis”.

Autor: Galileu