O Google anunciou a criação de uma ferramenta para que os usuários decidam o que deverá ser feito com seus dados após sua morte, ou após eles ficarem inativos online.
Trata-se da primeira empresa a lidar com a espinhosa questão da vida após a morte no mundo digital.
A medida vale para e-mail, para a rede social Google Plus e outras contas.
Os usuários poderão escolher que seus dados sejam apagados ou enviados a alguém, após um determinado período de inatividade em suas contas, que pode ser de 3, 6 ou 12 meses.
“Esperamos que isso permita a você planejar sua pós-vida digital, protegendo sua privacidade e segurança e facilitando a vida de seus entes queridos após sua partida,” disse a empresa em seu blog.
A companhia ressaltou que, antes de apagar os dados, enviará uma mensagem comunicando isso a endereços de e-mail secundários dos usuários.
Queda na venda de PCs
Embora não seja uma questão de morte, a queda no ritmo econômico está impactando o mercado de computadores pessoais de maneira fulminante.
As vendas globais de PCs caíram 14% no primeiro trimestre de 2013 – a maior queda desde 1994, quando a empresa de pesquisas IDC começou a mensurar esse mercado.
O IDC diz que a nova versão do Windows não foi capaz de revitalizar a indústria. A Microsoft ainda não comentou essa avaliação.
Para o professor Fabrizio Carmignani, da Universidade Griffith, a Terceira Revolução Industrial – esta que estamos vivendo, baseada em computadores, web e comunicação móvel – gerou um aumento na produtividade muito menor do que a Segunda Revolução Industrial.
Consequentemente, o crescimento econômico começou a diminuir. Ele estima que, a médio prazo, por falta de inovações tecnológicas, o crescimento econômico deixará de existir.
Autor: BBC