Está disponível para leitura em versão digital o estudo “Premissas para um plano de mobilidade urbana”, realizado em coautoria pela ANTP e pela Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo.
Dividido em quatro capítulos, o estudo apresenta um panorama histórico do transporte em São Paulo e a caracterização geral da mobilidade na cidade, descreve as ações recentes do governo municipal, apresenta e relaciona os diversos planos para a metrópole e propõe uma algumas premissas para a realização de um plano municipal de mobilidade urbana.
“Este trabalho pretende sugerir às futuras administrações dos três níveis de governo, assim como aos poderes legislativo e judiciário, caminhos para a construção da cidade que queremos”, afirma o presidente da ANTP Ailton Brasiliense.
Segundo o ex-Secretário Municipal de Transportes Marcelo Cardinale Branco a implantação das medidas de curto prazo previstas no Plano Estratégico de Trânsito e Transporte de 2010 e os primeiros resultados de tais ações evidenciaram a necessidade de um Plano de Mobilidade Urbana para orientar as políticas de médio e longo prazo.
O estudo apresenta um amplo panorama da mobilidade urbana na capital paulista, relacionando ações e planos desenvolvidos para a Região Metropolitana de São Paulo e propondo uma visão estratégica através de um conjunto de dados, análises, conceitos, ações e metas que podem constituir um Plano de Mobilidade Urbana da cidade.
Autor: ANTP