SP terá multa por desrespeito a bicicleta

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começa a instalar nesta segunda-feira 243 faixas com mensagens incentivando o respeito às bicicletas em viadutos e grandes avenidas da cidade de São Paulo.

A campanha educativa precede o início das autuações aos motoristas que não respeitarem as bikes nas vias paulistanas. As multas, que podem chegar a R$ 574,62, além de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), começam a ser aplicadas no dia 14.

A medida faz parte de uma campanha da CET para tentar diminuir os acidentes na cidade. Desde maio do ano passado, a prefeitura realiza uma ação para proteger os pedestres. Agora, vai tentar envolver os ciclistas. Segundo relatório divulgado pela companhia, só no ano passado foram 49 mortes de pessoas que circulavam de bicicleta pelas ruas da cidade.

O número é igual ao de 2010. De acordo com a CET, os motoristas que dirigirem muito perto dos ciclistas, que derem “fechadas” ou que colarem na traseira das bicicletas serão punidos pelos 2,4 mil agentes de trânsito.

No total, três artigos da CTB (Código de Trânsito Brasileiro) darão base às novas multas – 169, 197 e 220. Para advogados, o fato de os artigos do CTB que serão utilizados pela CET não serem específicos para bicicletas poderá causar controvérsias e provocar uma série de recursos. A CET afirma que as contestações não vão prejudicar as medidas.

Autor: Band.com.br