A Economia dos EUA em debate na Fiabci

Sob o título “A economia dos Estados Unidos: momento atual e perspectivas e As lições da experiência norte-americana após a crise de 2008”, no final do mês de março, a Fiabci Brasil (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) promoveu, em parceria com a Abecip (Associacao Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), um almoço-conferência sobre o crescimento norte-americano e o aumento do mercado imobiliário no Brasil. 

As palestras, proferidas por Josh Pristaw, Diretor da GTIS Partners (Golden True Insite Partners) e Roger Staiger, professor da Universidade de Georgetown, abordaram o porquê da crise americana e a capacidade de recuperação dos Estados Unidos.
Para ambos, apesar das diferenças culturais entre Brasil e o país norte-americano, o primeiro tem um enorme potencial de crescimento, a longo prazo, em especial no mercado imobiliário. Eles lembraram que os fundos de investimento estão de olho no potencial do Brasil. 

“Foi um excelente evento. Como sempre, o presidente da Fiabici/Brasil, Basílio Jafet, foi gentil e forneceu tratamento especial ao Instituto de Engenharia. As palestras foram muito esclarecedoras”, comentou Amândio Martins, vice-presidente do Instituto. 

Martins explicou que, durante as exposições, foram apresentados dados mostrando a necessidade de moradia que o Brasil terá nos próximos anos, chegando a 120 mil/ano. “Estes números, previstos para os próximos cinco anos, devem-se, também, aos programas de governo, extensão do prazo de pagamento e linhas de financiamento”.

Autor: Miracyr Assis Marcato