O governo do Rio de Janeiro inaugurou, na Ilha do Fundão, a Ponte do Saber. Trata-se da primeira ponte estaiada no estado, que liga a ilha com a Linha Vermelha, em frente ao Canal do Cunha.
Ponte – De acordo com o governo estadual, a Ponte do Saber chega como uma saída alternativa da ilha à cidade – pois antes os veículos chegavam à via expressa e a Avenida Brasil por apenas um caminho, na altura da entrada da Ilha do Governador – e para desafogar o trânsito na saída da Cidade Universitária, diminuindo em mais de uma hora a viagem, e melhorar o fluxo de veículos no momento de pico. A estimativa é que cerca de 25 mil veículos por dia devam cruzar o Canal do Fundão pela ponte, reduzindo em 60% o tráfego na Ilha do Fundão na hora de rush.
A Ponte do Saber, também conhecida como Ponte Estaiada do Fundão, tem 780 metros de extensão, vão livre de 200 metros – maior que o da Ponte Rio-Niterói, para se ter uma idéia – e 96 metros de altura na parte mais elevada. A ponte é suspensa por 15 estais frontais (por isso a denominação “estaiada”) e seis de retaguarda, com os cabos de sustentação metálicos são ancorados em um único pilar. Segundo o governo do estado, o projeto é de responsabilidade da Secretaria do Ambiente e financiado com recursos da Petrobras no valor de R$ 320 milhões, entre repasses diretos e multas ambientais aplicadas contra a estatal.
Autor: Canal do Transporte