O Departamento de Transporte do Estado de Connecticut, nos Estados Unidos, está construindo uma das primeiras pontes no país com um sistema híbrido entre uma ponte de vigas e uma ponte estaiada. A escolha do sistema possibilitou a obtenção de um grande vão sem a necessidade de contar com grandes torres para suportar os estais.
Torre terá seis mastros de 23 m de altura acima do nível da rodovia
Com esse sistema, a carga é dividida entre os estais e as vigas. Além disso, a profundidade das fundações pôde ser menor do que seria em uma ponte de vigas comum, permitindo um vão mais longo, que chega a 157 m na parte central. Existirão também outros dois vãos navegáveis no começo e no fim da ponte, que terão 76 m de extensão. A ponte, ao todo, terá 309 m de comprimento.
A ponte terá seis mastros de 23 m de altura para a sustentação dos estais, que serão instalados em uma inclinação menor do que em uma ponte estaiada convencional. Segundo o departamento, não será necessário um ajuste de tensão nos estais, como seria em uma ponte convencional, reduzindo os custos futuros de manutenção.
As fundações foram construídas com 19 estacas de aproximadamente 60 m de profundidade. Como o vão da nova ponte é maior que a da antiga, foi possível construir as novas fundações sem afetar as fundações da primeira obra de arte, para que ela continuasse em funcionamento durante a construção da nova ponte. Depois da construção, a ponte antiga será reformada para ficar igual à nova, transformando-se em uma estrutura só, com cinco faixas de trânsito em cada direção.
As vigas utilizadas no vão central, de concreto moldado in-loco, têm 4 m de altura, 30 m de comprimento e 4,4 m de largura. Em uma ponte de vigas comum, seria necessário que as vigas tivessem uma altura maior, diminuindo o gabarito da ponte. Nos vãos nas pontas, as vigas foram feitas de metal, por escolha da própria construtora.
A nova estrutura faz parte de um projeto de reestruturação de US$ 2 bilhões da malha viária do entorno do porto de New Haven e deverá ser finalizada somente em 2015. A construção está sob responsabilidade do consórcio PCL e Walsh.
Torre terá seis mastros de 23 m de altura acima do nível da rodovia
Com esse sistema, a carga é dividida entre os estais e as vigas. Além disso, a profundidade das fundações pôde ser menor do que seria em uma ponte de vigas comum, permitindo um vão mais longo, que chega a 157 m na parte central. Existirão também outros dois vãos navegáveis no começo e no fim da ponte, que terão 76 m de extensão. A ponte, ao todo, terá 309 m de comprimento.
A ponte terá seis mastros de 23 m de altura para a sustentação dos estais, que serão instalados em uma inclinação menor do que em uma ponte estaiada convencional. Segundo o departamento, não será necessário um ajuste de tensão nos estais, como seria em uma ponte convencional, reduzindo os custos futuros de manutenção.
As fundações foram construídas com 19 estacas de aproximadamente 60 m de profundidade. Como o vão da nova ponte é maior que a da antiga, foi possível construir as novas fundações sem afetar as fundações da primeira obra de arte, para que ela continuasse em funcionamento durante a construção da nova ponte. Depois da construção, a ponte antiga será reformada para ficar igual à nova, transformando-se em uma estrutura só, com cinco faixas de trânsito em cada direção.
As vigas utilizadas no vão central, de concreto moldado in-loco, têm 4 m de altura, 30 m de comprimento e 4,4 m de largura. Em uma ponte de vigas comum, seria necessário que as vigas tivessem uma altura maior, diminuindo o gabarito da ponte. Nos vãos nas pontas, as vigas foram feitas de metal, por escolha da própria construtora.
A nova estrutura faz parte de um projeto de reestruturação de US$ 2 bilhões da malha viária do entorno do porto de New Haven e deverá ser finalizada somente em 2015. A construção está sob responsabilidade do consórcio PCL e Walsh.
Ponte utiliza os dois sistemas para a divisão da carga
Autor: PINIweb