Amazonas desenvolve projeto-piloto para atrair estudantes para a engenharia

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) criou, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT-AM) e a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (Seduc), o Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias).

Em edição piloto, o programa busca selecionar grupos de alunos a partir do segundo ano do ensino médio da rede pública de educação e estimulá-los a ingressar no campo da engenharia através de atividades práticas complementares. A ideia é que esses alunos sejam depois acompanhados e monitorados durante todo o processo da graduação em engenharia e eventual ingresso na pós-graduação.

Atualmente, o comitê gestor do programa está julgando as propostas de grupos formados por acadêmicos para as atividades. Ao final do projeto, caso os estudantes selecionados obtenham resultado satisfatório em suas atividades, a Fapeam apoiará, com bolsas de estudo, a formação destes estudantes até a conclusão do curso e, possivelmente, da pós-graduação.

Segundo a fundação, há conversas preliminares para que o programa ganhe uma nova edição para 2013, com apoio de outras instituições.

Autor: PINIweb