O São Paulo vai anunciar na próxima terça-feira de maneira oficial o acordo para construção de três obras no estádio do Morumbi. A parceria com a empresa Andrade/Gutierrez vai cuidar das construções da cobertura e do hotel. Já o acordo com a XYZ será responsável pelo erguimento da arena multiuso, um espaço de eventos com capacidade para até 25 mil torcedores.
Maquete mostra como serão construídos os hotéis no Morumbi (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)
Os hotéis serão construídos em cima da laje do edifício que será erguido onde hoje é a entrada da arquibancada da avenida Giovanni Gronchi. Serão feitos três prédios, mas ainda não foi definida a capacidade de leitos do projeto. O São Paulo cederá gratuitamente o local, não arcará com nenhum custo na construção e receberá mensalmente uma parte do lucro. Essa obra tem orçamento estimado de R$ 100 milhões. A conversa do Tricolor é com o grupo Accor, que poderá colocar suas três bandeiras no Morumbi: Mercure, Ibis e Fórmula-1.
A cobertura, por sua vez, vai custar aproximadamente R$ 140 milhões e causará durante toda a sua execução a interdição de determinados setores do estádio. Somente na parte final, quando o teto for colocado é que o local terá de ser fechado. Porém, pelo planejamento traçado, isso vai acontecer em dezembro de 2013, quando a temporada tiver acabado.
Arena multiuso será construída atrás de um dos gols (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)
Já a arena multiuso, como será construída atrás de um dos gols, tem a facilidade de não interditar o estádio e nem danificar o gramado. Hoje, quando o time cede o Morumbi para algum show, entrega o estádio dez dias antes e só recebe quatro a cinco dias depois, o que em 2011 obrigou a realização de vários jogos na Arena Barueri.
Além de continuar batalhando por grandes shows, a arena multiuso permitirá a realização de eventos de médio porte, como jogos de tênis, competições de vôlei e basquete, lutas de boxe e UFC. O local também poderá ser alugado para eventos corporativos.
A previsão é de que o Morumbi esteja coberto e com o hotel entregue no início de 2014.
Autor: G1