Há mais de 70 anos a Ford vem empregando os heróicos bonecos chamados de dummies em suas atividades. Eles cumprem a função de dublê de plantão nos testes de impacto realizados continuamente, contribuindo para uma das causas mais nobres no trabalho de desenvolvimento de veículos da companhia: a de ajudar a proteger motoristas e passageiros a bordo de qualquer Ford nas diversas partes do mundo. Imagine que este trabalho duro foi inventado lá atrás em 1949, quando nasceu Sierra Sam, o primeiro “dummy” da história. Na verdade, a coisa até que melhorou desde então, já que Sierra foi projetado para fazer testes de ejeção nos assentos dos jatos da Força Aérea norte-americana. Assista ao vídeo ao final do post (em inglês) para saber mais sobre a evolução do trabalho com dummies na Ford.
A Ford logo criou seus próprios dummies, Ferd I e Ferd II, em meados de 1950. Os irmãos eram feitos em material plástico, com partes duras para simular músculos e outras mais macias no lugar da pele, e tinham esqueleto de aço, enquanto alguns instrumentos eletrônicos faziam as vezes de cérebro.
Até que em 1971, a Ford criou o Hybrid I, o primeiro dummy automotivo padronizado do mundo. O projeto foi aprimorado com a criação do Hybrid II e depois do Hybrid III, que é o modelo atual. No processo de evolução, o célebre Hybrid ganhou espinha dorsal de discos metálicos, pescoço móvel, caixa torácica de aço, pele de vinil e joelhos projetados para responder aos impactos da mesma forma que o humano.
“Os ‘dummies’ de hoje são equipamentos sofisticados”, conforme explica Jake Head, engenheiro de Segurança da Ford. Segundo ele, um Hybrid III custa cerca de 34 mil euros e pode superar os 50 mil euros contando com a instrumentação completa.
Também pudera. Alguns deles contam com mais de 220 diferentes sensores para registrar lesões e forças de impacto. Sem contar que a Ford desenvolve dummies especiais conforme os tipos de testes, como os de impacto lateral, por exemplo, além de modelos que representam crianças e adultos. O objetivo aí é garantir que os sistemas de segurança e contenção funcionem adequadamente com pessoas de diferentes tamanhos e pesos.
Como já contamos aqui, a Ford está investindo forte também no universo da segurança virtual, tendo realizado mais de 12.000 testes de impacto virtual somente na versão atual do Ford Focus. Com o advento das simulações virtuais, o número de testes de impacto físicos foi reduzido, mas os dois tipos de testes são complementares.
Assista ao vídeo a seguir (em inglês) para saber mais sobre a história dos testes com dummies na Ford:
Autor: Site Ford