Carro elétrico se recarrega sem ter que parar

Um grupo de pesquisadores da Center for Automotive Research da Stanford University, na Califórnia, estuda uma alternativa para o carro elétrico ser viável por meio de um sistema de recarga sem fio. Eles acreditam que o uso de bobinas magnéticas embutidas na estrada pode criar um campo de ressonância suficiente para recarregar o carro enquanto se movimenta. O princípio de força é semelhante a um cantor de ópera quando quebra um copo cantando em determinada nota. Em 2007, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology demonstraram que a ressonância magnética poderia ser usada para transferência de energia sem fio entre dois objetos parados a dois metros de distância.

Sugundo Shanhui Fan, que coordena o estudo, seus cálculos mostraram que um conjunto de boninas ressonante e discos seria capaz de transferir em torno de 10 kilowatts em 7 microssegundos com eficiência de 97%. O sistema, que ainda não foi construído, deve ser seguro, segundo o grupo, porque a transferência só ocorreria entre dois objetos com a ressonância muito afinadas.

“A vantagem seria que o motorista não teria receio de ficar parado na estrada, sem ter onde recarregar o carro, e o veículo elétrico poderia ter uma bateria menor, o que reduziria custos”, diz Fan.

Autor: Galileu