Alunos da USP criam controle remoto sensorial

Quatro alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveram um acessório diferenciado, que remete à funcionalidade do controle remoto universal.

Durante seis meses de pesquisa, os estudantes Eduardo Almeida, Danilo Shibata, Mauricio Carneiro e Luis Felipe Ferreira, elaboraram um circuito que permite que o telespectador altere os canais da TV sem o auxílio de um aparelho físico.

De acordo com Eduardo Almeida, o projeto é inédito. “Utilizamos uma tecnologia para mandar o sinal dos movimentos para um circuito digital. Esse sinal é reemitido por infravermelho para a TV”, explica.

A despeito da semelhança com o Kinect, projeto da Microsoft que capta o movimento dos jogadores em um aparelho de vídeo-game, Almeida reforça a universalidade do protótipo: “Criamos um sistema adaptável a qualquer televisão. Ao contrário do Kinect, ele não requer um aparelho específico”.

O projeto, realizado sob a supervisão do professor de Engenharia Elétrica, Ricardo Nakamura, foi apresentado na última quinta-feira, 17. A ideia, segundo Almeida, é aperfeiçoar o protótipo e, eventualmente, transformá-lo em um produto que leve mais comodidade e acessibilidade à população.

Autor: Terra