Infraero no Rio propõe alternativas para reduzir ruídos perto de aeroporto

presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, informou nesta quarta-feira (5), que na tentativa de reduzir o ruído dos aviões que pousam e decolam do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, a Infraero decidiu adotar pelo menos dois novos procedimentos, em fase de testes. A partir da segunda quinzena de outubro vai mudar a rota dos aviões e a angulação da aproximação dos aviões, e também pedirá para que as aeronaves voem mais alto. Segundo Marilene, os testes vão durar 45 dias.

Com a medida, a presidente espera que moradores dos bairros de Santa Teresa, no Centro, Urca, Laranjeiras, Flamengo, Glória e Botafogo, na Zona Sul, sofram menos com o incômodo barulho das aeronaves.

“Tínhamos notificado a Infraero, pedindo a redução do número de voos entre 6h e 8h e depois das 20h para o Santos Dumont. Mas a Infraero conseguiu uma liminar alegando que o Inea não teria poder para gerir esse assunto. Então, agora, a Infraero nos apresentou essa alternativa. Vamos continuar as medições que estamos fazendo em Botafogo e em Santa Teresa, que é o bairro mais crítico, para ver se esses procedimentos vão apresentar resultados positivos”, disse Marilene.

A lei, segundo Marilene, determina que o índice máximo de decibéis durante a noite é de 55 decibéis, no período noturno que vai das 22h às 7h. Mas também estabelece que deve se levar em consideração os decibéis do chamado ruído de fundo do ambiente. Se ele for mais alto, esse valor é que vale de parâmetros.

“Em Botafogo, por exemplo, na Rua Bambina, o ruído de fundo chega a 60 decibéis, enquanto que o barulho de uma aeronave pode chegar a 90 decibéis. O volume máximo, médio nesse caso, tem de ficar em torno do 65 decibéis. Mas em Santa Teresa, que tem população e volume de trânsito bem menores que Botafogo, o ruído de fundo com certeza é menor “, explicou a presidente.

Autor: G1