Fabricantes de carros investem em bicicletas elétricas

O mercado de bicicletas elétricas cresceu nos últimos anos, o que está atraindo as montadoras de veículos. A Ford apresentou um conceito e a Smart lançou no Salão de Frankfurt, na última semana, uma E-Bike que chega ao mercado no ano que vem.

“O mercado de bicicletas elétricas está crescendo muito rápido, com cerca de 30 milhões de unidades vendidas globalmente no ano passado”, afirma Axel Wilke, diretor de Personalização de Veículos da Ford Europa. 

Conceito da Ford tem estrutura de alumínio e carbono

Vemos as E-Bikes como um elemento importante de mobilidade urbana. Mais e mais pessoas estão usando E-Bikes em trajetos de curta distância e elas estão se tornando confortáveis com o conceito de mobilidade elétrica”, avalia.

A E-Bike Concept, da Ford, mostra as linhas de design e a tecnologia de propulsão elétrica que a marca adotará no setor de duas rodas nos próximos anos.

Em alumínio e carbono, a estrutura é resistente e de baixo peso (2,5 kg). O motor, montado no cubo da roda dianteira, entrega 350 W e é movido a bateria de íons de lítio.

Já a E-Bike da Smart está mais próxima de ganhar as ruas. Estará nas lojas já no ano que vem por 2.850 euros. 

Bike da Smart usa correia sem óleo

A marca promete entregar tecnologia e qualidade de fabricação dignas de uma marca “premium”.

“É um Smart de duas rodas. Em todos os sentidos, até na tração traseira”, diz Annette Winkler, vice-presidente mundial da Smart.

A de íons de lítio que alimentam o motor são recarregadas a cada pedalada. Uma carga pode durar cerca de 60 km.

O ideal, porém, é dosar pedalada com o uso do motor, aliviando o esforço em subidas, por exemplo.

Com o motor elétrico acionado, a velocidade é limitada a 25 km/h. A correia dentada de carbono não usa graxa.

“Eu vi muitos bancários aqui em Frankfurt indo trabalhar de terno e de bicileta. Com a nossa E-Bike, você pode vestir branco que não vai sujar a roupa. E, usando o motor elétrico, você não chegará suado”, promete Winkler.

Outras marcas “premium”, como Audi, Maserati e McLaren, anunciaram modelos de bicicletas convencionais. A Mini lançou uma dobrável para caber nos pequenos porta-malas de seus modelos.

Autor: Folha.com