Linha 4 do metrô abre novas estações no dia 15

As estações República e Luz da linha 4-amarela do metrô de São Paulo serão inauguradas no próximo dia 15, uma quinta-feira.

Elas concluem as obras da primeira etapa da linha 4, que funciona hoje do Butantã à avenida Paulista.

A data de abertura das duas estações foi confirmada pelo Palácio dos Bandeirantes, após ter sido citada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em entrevista ao “Programa do Jô”, da TV Globo.

As novas paradas provocarão aumento significativo de passageiros na linha 4, porque permitirão a integração com as linhas 1-azul (Luz) e 3-vermelha (República).

A expectativa é que a demanda atual de 190 mil usuários por dia mais que dobre ainda em 2011 e, no ano que vem, alcance 700 mil por dia. Com as estações Luz e República, a linha 4 ganha 3,7 km e passa a ter 9 km.

O governo Alckmin já havia anunciado antes que, até o dia 30, a linha 4 passaria a funcionar em horário completo, das 4h40 à 0h, inclusive aos finais de semana. Atualmente, ela fecha às 21h.

Segundo o Metrô, não há definição se a ampliação de horário ocorrerá já no dia 15.

A Folha apurou que técnicos cogitam estender a operação para a 0h só nas quatro estações já entregues (Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista). Nas semanas seguintes, valeria em todas.

A conclusão da primeira etapa da linha 4 ocorrerá com três anos de atraso. A obra ficou marcada pela cratera da estação Pinheiros, em 2007.

Até 2014 é prevista a construção da segunda fase, com mais quatro estações (São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie).

As novas estações da linha 4 devem ter impacto no restante do sistema devido às novas integrações. A Sé tende a esvaziar um pouco, a Luz, a ganhar importância, e parte da linha 2 deve lotar

Autor: Folha de S.Paulo