NASA financiará 30 tecnologias inovadoras para exploração espacial

A NASA criou um concurso com o objetivo de selecionar 30 tecnologias inovadoras e de grande expressão para aprimorar as explorações espaciais do futuro. A iniciativa é do Niac, um escritório da empresa que estava em fase de extinção, dado aos consequentes cortes orçamentários sofridos nos últimos anos.

Cada uma das 30 vencedoras irá receber 100 mil dólares de benefício inicial para criar um detalhamento conceitual do seu produto, bem como seus objetivos e dificuldades de implementação. O prazo para a realização do projeto será de um ano, sob pena de não terem o financiamento continuado caso seus idealizadores não convençam a NASA de que o produto final seja proveitoso e dentro dos níveis estipulados.

Dentre todas as propostas, as mais interessantes incluem uma técnica para desviar a rota de lixo espacial; um posto avançado baseado em outro planeta que seria construído por impressão 3D, através da tecnologia Contour Crafting; novas tecnologias de propulsão e de geração de energia para sondas e espaçonaves; uma roupa espacial que utilize flywheels para aumentar a autonomia de movimentos do astronauta; uma turbina que funcione em outros planetas e um escudo de reentrada que possa ser construído diretamente no espaço.

Assim, a NASA abre uma competição na qual ela própria sairá ganhando, pois irá aprimorar suas buscas espaciais e aquecer o mercado que, até então, era restrito aos grandes produtores dessas tecnologias, ignorando as possíveis ideias de novos engenheiros que estão fervilhando de criatividade. O único pré-requesito do concurso é que a ideia sugerida possa ser aplicada de forma prática em até dez anos.

Autor: TechTudo