Ponte estaiada sobre o Rio Tietê é inaugurada

A ponte estaiada que foi construída sobre o Rio Tietê nas proximidades do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, será inaugurada nesta quarta-feira (27) (Foto: Evelson de Freitas/AE)

A ponte estaiada construída sobre o Rio Tietê, nas proximidades do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, foi inaugurada por volta das 10h desta quarta-feira (27). De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), somente depois que o palco usado para a cerimônia de inauguração for desmontado é que a ponte será liberada para o tráfego. Não há previsão de horário.

Batizada de Governador Orestes Quércia, a ponte faz parte das obras de expansão da Marginal Tietê. A construção liga a Avenida do Estado à pista central da marginal, ao lado do Pavilhão do Anhembi, no sentido Rodovia Castello Branco. A inauguração foi feita sem uma ligação com o Bom Retiro, na região central.

O evento contou com políticos de diversos partidos, principalmente do PMDB, entre eles o vice-presidente Michel Temer. Os ex-governadores José Serra, Alberto Goldman e Paulo Maluf, o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito Gilberto Kassab, a viúva de Orestes Quércia, dona Alaíde, e os filhos do político, que morreu em dezembro do ano passado, também estiveram na cerimônia, assim como os senadores Eduardo Suplicy e Aloysio Nunes.

Segundo Alckmin, a obra irá reduzir em 15 minutos o trajeto de quem vem do ABC e, por dia, deverá receber cerca de 20 mil veículos. “É mais qualidade de vida para a população, trará fluidez ao trânsito, segurança e conforto”, disse. O vice-presidente ressaltou a história de vida de Quércia e fez um paralelo entre a obra e o político. “Quércia foi uma ponte entre o povo mais humilde e o poder”, afirmou Temer. 

Estrutura 

De acordo com a Dersa, empresa responsável pela obra, a ponte tem 660 metros de comprimento, 15,20 metros de largura e 88 estais, que são os cabos de sustentação. Os estais da Ponte Governador Orestes Quércia são feitos de aço inoxidável e têm capacidade de sustentação variando entre 200 e 500 toneladas.

Os pilares da ponte são feitos de concreto armado, coberto com uma proteção de verniz especial antipichação. Segundo a Dersa, a nova ponte irá aumentar a fluidez do fluxo em cerca de 20 mil veículos por dia.

A Ponte Governador Orestes Quércia é a segunda de São Paulo a ter estais para sustentação. A primeira, a Ponte Octavio Frias de Oliveira, foi construída sobre o Rio Pinheiros e inaugurada em 2008. 

Ponte Governador Orestes Quércia                     
       
  Ponte Governador Orestes Quércia                                  
  (Foto: Carolina Iskandarian/G1)                              

Liga a Avenida do Estado à Marginal Tietê,                          
no sentido Rodovia Castello Branco                                     
                                                                             

 660 metros de comprimento                                                    
     
15,20 metros de largura                                                        

55 metros de altura    
                                                            
88 estais                 
                  
Ponte Octavio Frias de Oliveira                   


Ponte Octavio Frias de Oliveira
(Foto: Paulo Toledo Piza/G1) 

Liga os dois sentidos da Avenida Jornalista Roberto Marinho aos dois sentidos da Marginal Pinheiros

2.887 metros de comprimento

76 metros de largura

138 metros de altura

144 estais

Autor: G1