Termomecanica lança Desafio Universitário – Prêmio Salvador Arena

A Termomecanica, líder nacional na transformação de cobre e suas ligas em produtos semielaborados, realiza pela primeira vez, o Desafio Universitário Termomecanica – Prêmio Salvador Arena. Trata-se de um concurso nacional, com edições anuais, aberto aos estudantes universitários em duas categorias – Engenharia e Design. O objetivo é estimular a pesquisa e a inovação, reconhecer, destacar e premiar jovens talentos por meio do desenvolvimento de projetos de novos produtos e soluções com o uso do cobre e de suas ligas. No setor de metalurgia, a Termomecanica é uma empresa reconhecida por sua trajetória inovadora, marcada pelos investimentos em tecnologia e capital humano. 

Podem ser empregados nos trabalhos concorrentes produtos de cobre e ligas em qualquer formato ou especificação, desde que atendam aos requisitos do regulamento. As inscrições estão abertas até o dia 26 de agosto de 2011 para estudantes matriculados no ano de 2011, em cursos brasileiros de ensino superior de graduação em Arquitetura, Design, Engenharias e em cursos de Tecnologia, obrigatoriamente em conjunto com um professor orientador pertencente à mesma instituição de ensino. 

Os projetos podem ser enviados até, no máximo, dia 26 de setembro. 

O julgamento dos trabalhos ocorrerá na 2ª quinzena de outubro e os resultados serão divulgados até o dia 15 de novembro. Durante o evento de premiação, que acontece em 15 de dezembro de 2011, o autor do projeto classificado em 1º lugar, em cada uma das categorias, receberá um troféu, um diploma e ainda um prêmio em dinheiro no valor líquido de R$ 8 mil; o professor orientador será agraciado com um diploma e um Notebook; a escola/curso a que pertencer o autor premiado receberá um computador e uma impressora. Já o autor do projeto classificado em 2º lugar será premiado com um troféu, diploma e prêmio em dinheiro no valor líquido de R$ 3 mil; o professor orientador com um diploma e um smartphone e a instituição de ensino com um computador. Vale ressaltar que a Comissão Julgadora poderá destacar até mais dois projetos com Menção Honrosa, em cada categoria, que além de serem divulgados, serão contemplados com diploma. 

A participação poderá ser individual ou em equipe de até cinco integrantes, incluindo o autor principal. Podem ser submetidos à comissão julgadora um ou mais projetos por aluno, em uma ou nas duas categorias, basta declarar no ato da inscrição a quantidade de projetos que pretende apresentar em cada uma delas. Vale ressaltar, que o autor titular poderá ser premiado somente uma vez, independentemente do número de trabalhos que tenha apresentado. 

A categoria Engenharia terá tema livre e tem por objetivo receber propostas, com comprovada viabilidade técnica, para novos produtos fabricados a partir de cobre e suas ligas em mercados ou aplicações inexistentes até o momento ou, atualmente, dominados por outros tipos de materiais, como metais, polímeros, cerâmicos, compósitos, entre outros.

Já na categoria Design, o tema será “Habitar: o uso do cobre das possibilidades existentes para o uso e aplicação do cobre, tem por objetivo receber projetos com soluções criativas e inovadoras de novos produtos em cobre e suas ligas para utilização e/ou aplicação em residências. Abrange desde a estrutura arquitetônica de exterior e interior, mobiliário, equipamentos, utensílios domésticos, até objetos decorativos para residências de qualquer tipologia.

Para mais informações sobre o Desafio Universitário Termomecanica – Prêmio Salvador Arena podem visite o sitehttp://www.desafiotermomecanica.com.br ou envie e-mail para [email protected]

Porque Prêmio Salvador Arena? 

A escolha do nome do Prêmio é uma homenagem ao fundador da Termomecanica, Salvador Arena, que foi uma das personalidades mais marcantes e controversas de sua época. Engenheiro Civil, formado pela Escola Politécnica da USP, empresário de sucesso, é conhecido pelo forte espírito empreendedor. Arena fundou a Termomecanica São Paulo S.A. em 1942, motivado pelo ideal de alavancar os negócios com o objetivo de partilhar os resultados de sua prosperidade com uma comunidade de mais de dois mil funcionários e centenas de milhares de indivíduos e famílias carentes. 

O segredo de seu sucesso é a inovação empresarial, empreendedorismo social, garra e, sobretudo, respeito pelo ser humano. Salvador Arena multiplicou seu patrimônio, dividindo-o com a sociedade e, preocupado em manter vivos os seus sonhos, instituiu a Fundação Salvador Arena, tornando-a herdeira universal de todos os seus bens. Nomeou um corpo de colaboradores, hoje representados pelo 

Conselho Curador da Fundação, que vem dando continuidade ao desenvolvimento da empresa com o mesmo espírito de inovação, empreendedorismo e responsabilidade social que marcaram toda uma vida. 

Ao escolher Salvador Arena para dar nome a essa atividade científica e cultural promovida pela Termomecanica, a ideia é fazer com que a trajetória do fundador da empresa inspire ainda mais jovens universitários a empreenderem seus sonhos, estimulando-os a acreditar no potencial de inovação.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. Conta com mais de dois mil colaboradores, três fábricas em São Bernardo do Campo (SP), além de um Centro de Distribuição, em Joinville (SC)

Na Edição Especial Exame Melhores e Maiores 2010, a Termomecanica está entre as 500 Maiores Empresas do País; sendo a 6ª entre as Melhores do Setor Siderurgia e Metalurgia; a 3ª na lista As de Maior Liquidez Geral; 3ª colocada entre As Menos Endividadas e a 20ª entre As que Mais Cresceram.

Autor: Assessoria de imprensa