Os benefícios da engenharia de avaliações ao mercado corporativo

Engenheiros especializados podem aferir os valores patrimoniais das empresas. Com os resultados, a gestão corporativa consegue atuar visando o mercado de locações, arrendamentos, garantias reais de financiamentos, ações, reorganizações patrimoniais, seguros privados, aquisições, cisões, fusões, incorporações, teste de impairment, determinação de valores justo aos bens prevendo vida útil e depreciação (Lei no 11.638), tributos federais, estaduais e municipais, entre outros.

O Diretor da Lautec, engenheiro Luciano Blessmann Silveira, explica que os serviços prestados e atendidos por empresas e engenheiros especializados em avaliação de patrimônios contemplam estudos de terrenos e glebas urbanas, imóveis rurais, residenciais, comerciais e industriais, culturas e semoventes, avaliações de máquinas, veículos, equipamentos, móveis e utensílios.

A contratação de um estudo de avaliação patrimonial permite, ainda, o controle dos bens para disciplinar, organizar, padronizar os procedimentos e manter em ordem o fluxo de caixa da corporação, incluindo a depreciação de mobílias e equipamentos, com projeções em qualquer moeda ou índice, relatórios de acompanhamento das movimentações do livro razão e dos cálculos.

“Pela Engenharia de Avaliações, o empresário atualiza o valor mercadológico de todos os bens, identifica, sana e atualiza o cadastro dos bens do Ativo Imobilizado, classificando-os corretamente em seus respectivos centros de custo e formas de controle, além de normatizar os procedimentos de movimentação dos bens”, completa Luciano. O profissional ressalta, ainda, que outro ponto favorável é o retrato fiel da corporação para atitudes imediatas como garantias na tomada de recursos, garantias judiciais ou venda desses ativos.

Autor: INCorporativa