Novos radares devem multar 4 vezes mais

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá trocar a tecnologia atualmente empregada nos 156 radares que flagram avanço de sinal vermelho e desrespeito a faixa exclusiva para ônibus. Com isso, a estimativa é de que a quantidade de multas aplicadas a condutores que cometem essas infrações deve quintuplicar já a partir do segundo semestre deste ano, pelas estimativas da própria CET, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Atualmente, são 575 radares de fiscalização de trânsito na capital. Dos 156 que serão trocados, 126 são usados para flagrar veículos que avançam o semáforo quando o sinal está vermelho, e os outros 30 flagram aqueles que invadem a faixa exclusiva para ônibus.

Até sexta, a CET decidirá se prolonga o contrato já existente para fornecimento dos atuais radares – com a modernização inclusa – ou se realiza uma nova licitação para contratar o serviço.

Tecnologias

O dispositivo atual usa filme fotográfico que precisa ser revelado e tem 36 fotos. Depois que as fotos são feitas, é necessário trocar o filme.

Essa troca é feita por uma empresa que realiza “rondas” para saber qual dispositivo está com capacidade para tirar as imagens esgotada. Com isso, quando o filme está cheiro, o radar para de multar até a empresa fazer a troca.

O novo sistema, que é digital, não tem limite de registro de imagens, pois, assim que elas são feitas, são enviadas on-line para o banco de dados da CET.

Horários

Invadir a faixa de ônibus rende multa de R$ 127,59 e 5 pontos na carteira de habilitação. O período permitido é das 23h às 4h durante a semana e a partir das 15h do sábado até as 4h da segunda.

Autor: Destak