Como transportar um gerador de 400 toneladas por 270 quilômetros?

Atenção motoristas dos Apalaches. Se você ver um comboio de 300 metros com um semi reboque de 68,5 metros e 56 eixos, ele está movendo uma turbina a vapor gigante de 400 toneladas do Tennessee até Virgínia a 12 km/h. 

Como você transporta um gerador desses do Japão até uma usina a carvão em St. Paul, no Estado de Virgínia? Bem devagar. A Dominion Virgina Power comprou essa máquina gigante, que veio do Japão em um navio cargueiro, depois foi até o Mississipi em uma barca e agora está com a empresa Barnhart Crane and Rigging Company na reta final, a 270 km do destino. Para transportar algo grande, você precisa de algo grande, e eles certamente estão usando algo grande.

A Barnhart emprega um reboque extra-pesado de sete metros de largura por 68,5 metros de comprimento, puxados por dois caminhões de mais de 1000 cv. No total, todo o sistema pesa cerca de 240 toneladas – 640 toneladas com o gerador no reboque. Esse peso é distribuído sobre 56 eixos e 224 pneus, controlados por um sistema de hidráulico de direção.

Apoiando o enorme transportador, há um comboio de mais de 300 metros, incluindo batedores da polícia, equipes da companhia de luz para levantar os cabos de alta tensão pelo caminho, inspetores rodoviários fiscalizando se há danos imprevistos à infraestrutura (parece o Brasil…), curiosos e superintendentes do comprador e do vendedor. Foram necessários mais de 2,5 milhões de dólares em melhorias na infraestrutura para suportar o peso desse transporte e um seguro de 15 milhões de dólares contra eventuais danos à rodovia. Isso é o que a gente chama de investimento!

Autor: Jalopnik