Sob pressão do governo federal por estar com as obras atrasadas para a Copa de 2014, a Prefeitura de São Paulo emitiu hoje licença que autoriza o Corinthians a iniciar das obras do Itaquerão, na zona leste de São Paulo. A certidão de diretrizes foi emitida pelo secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco, em despacho publicado hoje no Diário Oficial da Cidade, na página 25.
Mas as contrapartidas exigidas do time de futebol para a obra são praticamente as intervenções já previstas para serem executadas por Estado e Prefeitura no convênio assinado no ano passado para a construção do estádio. Entre as “ações mitigadoras” previstas, está a construção de alças de acesso da Radial Leste para a Avenida Jacu Pêssego.
O governo municipal e o Estado ainda estudam pedir que o clube pague parte dessas obras. O custo do Corinthians será basicamente pagar os R$ 12 milhões pelo terreno, que pertence à Prefeitura.
A liberação de uma certidão de diretrizes da CET para empreendimentos como um novo estádio costuma demorar até cinco anos. O Palmeiras, por exemplo, esperou 39 meses para obter a licença da Nova Arena Palestra Itália e teve de pagar R$ 6 milhões em contrapartidas de obras viárias e antienchentes para a região da Pompeia.
Para conseguir a licença final para abrir o estádio, o Corinthians precisa cumprir as determinações da certidão emitida pela CET.
Autor: Folha de S.Paulo