O veículo russo com tração helicoidal

O que é que não tem rodas, pode andar por praticamente qualquer terreno e é o último veículo na face da terra pelo qual você gostaria de ser atropelado? Resposta: este ZIL-4904, atualmente apodrecendo em um ferro-velho russo.

Encontrado em um ferro-velho russo que aparenta ser especializado em protótipos militares bizarros do país, este 4904 foi projetado em 1972.

Apesar de a numeração indicar outra coisa, o ZIL-4904 parece ser uma evolução da tecnologia de tração helicoidal. Segundo o EnglishRussia, onde encontramos as fotos, o ZIL-4904 era o maior veículo no mundo com esse tipo de tração formado por duas espécies de brocas em espiral. Seria capaz de carregar até 2,5 toneladas no gelo ou na lama. Por incrível que pareça, não encontraram uma aplicação útil para o modelo, e apenas alguns poucos veículos com tração helicoidal foram produzidos. Talvez seja por isso que praticamente não temos informações e vídeos sobre essas máquinas, além do registro abaixo, feito com o irmão menor do ZIL-4904, o ZIL-29061. 

O fato dos russos não encontrarem uma utilidade para eles nos faz acreditar que eles simplesmente não usaram a imaginação – ou a vodka. Deixar uma máquina dessas apodrecer por várias décadas é um crime.

Autor: Jalopnik