O ministro do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Peter Ramsauer, esteve no último dia 28 na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo para tratar com empresários de diversos setores sobre as chances de a Alemanha participar dos projetos de infraestrutura no Brasil, sobretudo aqueles relacionados às obras da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.
O ministro estava acompanhado de uma delegação formada por presidentes de empresas e associações voltadas a infraestrutura e logística. Ele explicou que quatro projetos de infraestrutura contam com o interesse das empresas alemãs.
Em primeiro lugar, falou do interesse no trem de alta velocidade (TAV), ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, mencionou o acordo firmado recentemente entre a Duisburger Hafen AG, empresa que administra o porto fluvial de Duisport, com a Secretaria Especial de Portos do Brasil. O grupo alemão vai desenvolver e coordenar um estudo de viabilidade propondo a ampliação do principal porto brasileiro, em Santos (SP).
Dois outros projetos relacionados ao Porto de Santos foram citados pelo ministro alemão. A interligação por túnel (e não por ponte, como também é cogitado) dos terminais da margem direita e da margem esquerda. E mais quatro túneis, de 30 quilômetros cada um, ligando Santos a São Paulo, destinados ao transporte de cargas.
“O potencial da infraestrutura e as necessidades brasileiras são muito grandes, e outros países também estão de olho nesses negócios. É hora de as empresas alemãs se engajarem, caso contrário poderão perder essas oportunidades”, alertou o vice-presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Adilson Primo.
Autor: Sinaenco