O temporal da tarde se segunda-feira (21) provocou alagamentos no parque e no bairro da Aclimação. O vertedouro (estrutura que controla o nível da água) provisório instalado no local desde 2009 – depois que parte da estrutura foi rompida por causa de uma forte chuva – não suportou o alto volume de água de segunda-feira.
Essa é a segunda vez em que a água vaza no local em menos de seis dias. Na quarta-feira (16), o excesso de água forçou a mureta e o alambrado do campo. No local, foi criada uma barreira com sacos de areia, para conduzir a água até a galeria. Mas, com as chuvas, a barreira foi ultrapassada e o campo de futebol invadido.
De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, desde setembro de 2010 está sendo construído um novo vertedouro no local para controlar o nível de água. A previsão é de que as obras fiquem prontas em abril deste ano.
Ainda segundo a secretaria, a barragem do lago Aclimação e a obra do vertedouro não sofreram prejuízos. Os moradores das casas atingidas pelas águas terão assistência da subprefeitura Sé.
Obras
As obras no vertedouro começaram em setembro de 2009 e para o início da operação foi necessário baixar a lâmina d'água do lago em cerca de 1,5 metros para desativação completa do vertedouro antigo. Assim que a obra for concluída, segundo a secretaria, o lago voltará a sua normalidade, com profundidade que varia de um a três metros.
O valor estimado para a implantação do novo vertedouro é de R$ 600 mil. Enquanto isso,
as aves aquáticas que habitavam o lago (2 cisnes, 22 patos, 21 gansos e 3 marrecos) foram levadas para o Parque Ibirapuera. Alguns peixes permaneceram em trechos do lago que preservaram poças d'água.
2009
No dia 23 de fevereiro de 2009, o nível da água do lago do parque da Aclimação se elevou e a parte inferior do vertedouro se rompeu. No dia, choveu 46,6 mm, sendo 20 mm em dez minutos. De acordo com a secretaria, no dia seguinte, foi contratada uma empresa para refazer o vertedouro. Isso porquê se o vertedouro não fosse reparado imediatamente, o lodo continuaria vazando, invadindo a galeria, e causaria transtorno aos moradores.
Autor: R7