O governo dinamarquês aprovou, na terça-feira (1), a construção de um túnel subaquático entre as cidades de Rødbyhavn, na Dinamarca, e Puttgarden, na Alemanha. A construção, prevista para ser iniciada em 2014 e finalizada em 2020, está orçada em aproximadamente 5,1 bilhões de euros e ainda passará pela aprovação do governo alemão.
Túnel será o maior do mundo com esse sistema construtivo
A empresa dinamarquesa Femern A/S foi escolhida para o desenvolvimento de um projeto para a ligação entre as duas cidades, que será a terceira conexão entre os países.
Inicialmente, foram apresentadas duas soluções: uma ponte estaiada e um túnel subaquático. Os dois teriam o mesmo trajeto, alcançando aproximadamente 18 km de extensão. O túnel, no entanto, foi considerado mais seguro e gerador de menor impacto ambiental.
O túnel, praticamente com trajeto em linha reta, contará com cinco vias, sendo duas para automóveis, duas para trens e uma de emergência, localizada entre as duas vias automotivas.
A construção do túnel se dará a partir da abertura de uma trincheira no solo e a colocação das peças pré-fabricadas de concreto. Aproximadamente 15,5 milhões de m³ de terra serão retirados. Após o ajuste das peças, uma camada de aproximadamente 1,2 m de brita será colocada sobre a estrutura, protegendo-a de impactos. Os espaços abertos na trincheira que não forem utilizados pelo túnel serão preenchidos com cascalho e areia. Segundo a Femern A/S, o túnel será o maior do mundo com esse sistema construtivo.
Esquema de como ficará o túnel sobre o solo
A estrutura do túnel alcançará, em alguns pontos, 13,1 m de altura e 45 m de largura. Essas medidas são alcançadas nos pontos onde se encontrarão as áreas de manutenção e as instalações elétricas..
Em relação à segurança, o túnel contará com uma saída de emergência a cada 108 m e um telefone a cada 54 m, além da utilização de uma freqüência de rádio para avisar qualquer acidente aos motoristas. No lado dinamarquês, ainda haverá um centro de monitoramento integral do túnel.
Entrada do túnel do lado dinamarquês. No topo da imagem, é possível ver o centro de monitoramento
Entrada do túnel do lado dinamarquês
Entrada do túnel do lado alemão
Ponte
O projeto da ponte estaiada, rejeitado pelo governo dinamarquês, previa a construção de uma estrutura mista de aço e concreto, com três mastros, formando dois vãos principais de 724 m de extensão cada. Cada mastro teria 272 m de altura e seria construído em concreto.
Os 76 pilares de concreto da ponte sustentariam a ferrovia, que por sua vez sustentaria, com vigas de aço, as quatro faixas de rolamento da ponte. Nos trechos estaiados, o gabarito de navegação seria de 66,2 m de altura. Ao lado da rodovia, seriam colocados painéis transparentes para a diminuição do vento nas pistas.
Estais permitiriam dois vãos de 724 m de extensão
Autor: PiniWeb