Para reduzir congestionamentos e, com isso, melhorar a qualidade do ar, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), aposta na construção de vias expressas em formato de anéis e de dois corredores paralelos à Marginal Tietê. O plano, sintetizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), é uma reedição atualizado do Plano de Vias Expressas tocado pelo então prefeito nos anos 1970, Figueiredo Ferraz, e gera críticas de especialistas. As informações são da Folha de S. Paulo.
O principal ponto do projeto, que não prevê datas nem custos, é a consolidação de cinco anéis viários, formados por vias já existentes ou em projeto, que teriam gargalos e barreiras eliminados, além de um padrão de pavimento, sinalização e fiscalização. Também integram o plano a consolidação de dois corredores paralelos à Marginal Tietê. O objetivo principal, segundo a CET, é reduzir os congestionamentos dos atuais 140 km, em média, para 90 km. Para especialistas, priorizar projetos para a circulação de carros vai na contramão do que a cidade precisa. Segundo o mestre em transportes pela USP, Horácio Augusto Figueira, o melhor é investir em corredores de ônibus. “Falar em vias expressas na situação em que o planeta vive, numa cidade como São Paulo, é assinar atestado de óbito”, disse.
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Autor: Terra