O ingrediente secreto de uma caixa preta de avião

O gravador de informações de voo – a “caixa preta” de todo avião comercial – é uma ferramenta crucial para dissecar o que deu errado logo após um acidente. Aqui está a chave para a sua sobrevivência.

A caixa preta desmantelada aqui pelo professor Bill Hammack é uma Sundstrand FA-542, normalmente usada em um Delta DC-9 nos anos 70. E o que a faz tão indestrutível é o Inconel, uma “superliga” tipicamente encontrada em fornos, lâminas de turbinas a gás, sistemas de exaustão da NASCAR, e em outros ambientes de calor extremos. Parâmetros de voo são gravados em uma folha de Inconel durante a viagem, assegurando sua sobrevivência aconteça o que acontecer.

E para aqueles que se perguntam o porquê de simplesmente não fazerem o avião inteiro do material de que é feita a caixa preta: entre outras coisas, o Inconel é um metal terrivelmente difícil de se modelar e de se manusear e de se soldar e, bem, de se fazer qualquer coisa. Basicamente tudo que o faz tão bom para a sua sobrevivência o faz péssimo para qualquer outro uso prático.

Autor: GizModo