Nesta semana começaram a ser realizados os primeiros movimentos, ainda preparatórios, para o início da terceira e última etapa de obras do projeto de modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Durante a semana serão iniciados serviços de topografia nas áreas interna e externa do estádio.
O consórcio Minas Arena S.A., formado pelas empresas Construcap S.A. Indústria e Comércio, Egesa Engenharia S.A. e Hap Engenharia Ltda, que venceram o edital de obras e de gestão administrativa do Mineirão, dá a largada para o início das intervenções que vão promover a grande transformação física do “Gigante da Pampulha”.
Com as novas medições topográficas, que apresentam algo grau de precisão, é possível reunir informações com o nível de detalhamento necessário para a elaboração do projeto executivo da obra. De responsabilidade do consórcio, o projeto executivo deverá ser apresentado ao Governo de Minas 180 dias após a assinatura do contrato (assinado em 21 de dezembro de 2010).
O consórcio também está se debruçando sobre o planejamento do cronograma de obras. Durante a terceira etapa serão realizadas as intervenções mais complexas. Estão previstas, por exemplo, mudanças significativas como a cobertura adicional das arquibancadas e a construção de uma esplanada de 70 mil metros quadrados no entorno do Mineirão, com área reservada para estacionamento coberto, restaurantes e lojas de serviço.
Também está prevista a construção de passarela ligando o Mineirão ao Mineirinho, que durante a Copa do Mundo de 2014 poderá funcionar como centro de apoio de mídia. Além disso, serão realizadas intervenções para adequar todo o estádio aos padrões exigidos pela Fifa.
Ainda em janeiro, possivelmente na segunda quinzena do mês, serão realizados serviços de demolição e montagem de estrutura em tapume, que circundará toda a área externa do Mineirão. A colocação dos tapumes permitirá ao consórcio a montagem efetiva do canteiro de obras para a terceira etapa.
Autor: ABN News