Como 2010 mudou o futuro dos carros para sempre

De novas tecnologias às mudança sociais, os eventos dos últimos 12 meses terão impacto sobre os carros e transportes nos próximos anos. Aqui estão algumas previsões influenciadas pelos acontecimentos do ano de 2010.


Você evitará o aeroporto sempre que puder 2010 será lembrado como o ano em que voar em linhas comerciais perdeu qualquer resquício de prazer que havia restado. Com o caos aéreo, as revistas pessoais e os scanners corporais fizeram os passageiros sentirem-se em um consultório médico; os pilotos revoltaram-se e a situação ficou embaraçosa. O clima destruiu o inverno enquanto um vulcão fechou os céus da Europa por quase um mês no verão. No resto do mundo, a infraestrutura dos aeroportos se esgotou.

Seu próximo motor será turbo Sujeitos às rígidas restrições sobre consumo de combustível ao redor do mundo, os fabricantes começaram a lançar motores menores e turbinados em seus carros, do Nissan Juke ao BMW M5. Se a Ford pode vender um V6 turbo como motor topo-de-linha aos americanos fãs de picapes e V8s, tudo pode acontecer. 

Seu próximo carro terá um plugue
Depois de quatro anos o Chevrolet Volt finalmente saiu da fábrica fazendo parte do que a GM havia prometido – rodar 55 km com eletricidade. Todo grande fabricante tem algum tipo de carro elétrico ou híbrido a caminho para os próximos anos – desde que os governos facilitem o comércio de baterias. 

Ainda não passou por um recall? Aguarde, pois sua hora chegará
Nunca os fabricantes de automóveis haviam convocado tantos recalls quanto em 2010. Nos EUA, mas de 20 milhões de veículos foram consertados. No Brasil não foi diferente e todas as grandes fabricantes fizeram o seu. A situação chegou a um ponto em que o governo criou um sistema para registrar os veículos que já passaram pelos reparos de um recall – a informação passará a constar no Renavam. 

Geeks vão te chamar de barbeiro
Com a revelação do carro sem motorista, a Google deu o primeiro passo para reparar o que seu CEO Eric Schmitt chamou de “um erro terem criado os carros antes dos computadores“. Tentativas similares na Europa pretendem substituir os motoristas com uma combinação de softwares e sensores que prometem remover o elemento humano dos carros. Porque todos nós sabemos quão infalíveis são os softwares…

Seu carro virá da fábrica com múltiplas personalidades
Os fabricantes vêm tentando há anos mudar instantâneamente o humor do motorista ao incluir botões como “Modo Sport” para suspensão ou transmissão. Neste ano o Nissan Leaf foi na contramão com seu modo “Eco” que torna o acelerador mais rígido, fazendo os motoristas pensarem mais sobre queimar combustível. Mas a Ford mostrou o que é realmente possível com sistemas modernos com seu TracKey, dando aos donos do Mustang Boss a chance de preparar seu carro para as pistas usando uma única superchave. 

Leveza é o que há
O Grande Despertar chegou aos chefões da Volkswagen, Porsche, Ferrari, McLaren e outros quando eles estavam reunidos em um chalé na Suíça? Ou foi enquanto dormiam sob mil edredons, tendo pesadelos com SUVs de quatro toneladas? Seja como for, a noção de que a próxima geração de supercarros terá que ser mais leve usando fibra de carbono se espalhou como fogo em uma 458 Italia.

Autor: Jalopnik